Para
chegarmos ao atual estágio de desenvolvimento do processo de Gestão
Democrática, tivemos que percorrer um longo caminho quer seja em se
tratando da organização das entidades da Sociedade Civil quer seja
no que diz respeito a construção de um arcabouço
legal/institucional que desse respaldo e garantisse a implementação
de uma Gestão Democrática que buscasse qualidade social a Educação
Brasileira.
Nesse
sentido a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Brasileira – LDB Lei 9.394/1996 e o Plano Nacional de
Educação - PNE se constituíram em documentos que contemplaram os
princípios que norteariam, embasariam toda e qualquer ação que
visasse democratizar a educação brasileira.
Evidentemente
que o processo da Gestão Democrática perpassa pelo envolvimento de
todos os segmentos que compõe a sociedade, a exemplo dos sindicatos
dos trabalhadores em educação, das organizações que congregam os
dirigentes educacionais do país, o Poder legislativo etc.
A
gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos
vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores,
estudantes e funcionários na organização, na construção e
avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos
recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola.
A
Gestão Democrática pressupõe a participação dos diversos
segmentos que constituem a comunidade escolar. Sua implementação na
instituição escolar significa fóruns colegiados e deliberativos
como é o caso dos Conselhos Escolares, Conselhos de Classes etc. O
processo de escolha de dirigentes escolares, a elaboração coletiva
do projeto político-pedagógico e a definição de como aplicar os
recursos recebidos pela escola são etapas, sem as quais, não será
possível construir uma Gestão Democrática.
O
financiamento da educação está estreitamente ligado com a gestão
democrática da educação. Afinal, como dar resposta as
reivindicações dos segmentos que compõem a escola sem que haja os
recursos financeiros. É indispensável a participação da
comunidade no acompanhamento e fiscalização dos recursos que são
destinados à educação e, particularmente, à manutenção e
desenvolvimento no ensino.
A
Gestão Democrática é uma construção coletiva e diária e exige
de seus participantes uma boa doze de capacidade de mediar conflitos
e interesses antagônicos. Mas, como dizia Paulo Freire: “Ninguém
aprende sozinho nós aprendemos em comunhão”. Bem Vindos a
construção da Gestão Democrática!
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